phones

Projeto de inclusão que está sendo desenvolvido pelos alunos da AGES, o projeto Áudio-Livros foi demandado pelo professor Gilberto Keller de Andrade, diretor da Edipucrs, a editora dos livros que são desenvolvidos pela PUCRS.

Este projeto visa atender à comunidade de pessoas com deficiência visual (termo em acordo com terminologia retirada do site: http://www.selursocial.org.br/terminologia.html), contando com voluntários que doem suas vozes para a criação de audiobooks das obras publicadas pela Edipucrs.

A ideia principal deste empreendimento é contribuir para a criação de uma biblioteca de livros narrados por voluntários (em que cada pessoa terá a oportunidade de ler algumas páginas de um livro disponível em pdf), para que a editora consiga disponibilizar em um portal de doação de voz, para uso de pessoas com deficiência auditiva. Esta biblioteca seria gerada com base nos livros publicados pela Edipucrs.

A atual coordenadora do projeto, Profª. Alessandra Dutra, conta que os alunos seguem muito motivados com a proposta, desenvolvendo o trabalho com participação do aluno Raí Correia Cabeleira, do 5º semestre de psicologia na PUCRS,  que questionou a editora da faculdade sobre a possibilidade de disponibilizar os livros didáticos em áudio e agora está no papel de stakeholder na especificação dos requisitos para o software. Os alunos implementaram parte do sistema atingindo o resultado esperado para o semestre. O fato de ser um projeto de cunho social foi um impulso importante para o seu desenvolvimento.

Até o final do semestre, os alunos que estão desenvolvendo o Projeto Áudio-Livros terão avançado consideravelmente a construção, que irá beneficiar imensamente não só os alunos da PUCRS, mas toda esta comunidade que faz parte da nossa sociedade e merece visibilidade, e principalmente, representatividade.

 

TIME:

João Pedro Honscha Garcia

Douglas Lima Leite

Bernardo Camargo Filipetto Oliveira

Gian Carlo Lopez Luciano

Vinícius Gubiani Ferreira

Rafael Grohmann Cadaval

Alan Oliveira de Quadros

Lucas Demoliner

Guilherme Franceschini Maluf

Vitor Edgar da Silva

Gabriel Löff Sá de Moraes

Bruno Barcellos Mazzardo

Arthur Ordones Bueno

Felipe Garrastazu Guedes

STAKEHOLDER:

Edipucrs

Diretor:

Gilberto Keller de Andrade

Consultor:

Raí Correia Cabeleira