Mais sobre...

Instrumento para a Avaliação das Competências Clínicas

Professor Orientador: Marcelo Yamaguti

A avaliação das competências clínicas de estudantes de Odontologia é essencial para os processos de ensino e aprendizagem. Diferentes métodos têm sido propostos, a fim de englobar todos os pontos relevantes para a prática clínica e de tornar o processo avaliativo mais objetivo e consistente. Além disso, há a necessidade da transformação do processo avaliativo em uma ferramenta construtiva, não punitiva, a partir do desenvolvimento de uma atitude de reflexão crítica, por parte do estudante, acerca do reconhecimento de suas fragilidades e potencialidades. Para isso, além dos professores avaliarem a habilidade clínica e a competência dos estudantes, a autoavaliação dos alunos também precisa ser incorporada. Nesse sentido, uma versão digital do Instrumento para a Avaliação das Competências Clínicas (IACC) pode se tornar uma boa ferramenta para avaliação diária do desempenho clínico dos alunos do curso de graduação em Odontologia da PUCRS, por reduzir a subjetividade da avaliação (uma vez que todos os professores passam a considerar critérios definidos e pré-estabelecidos) e por permitir o acompanhamento do progresso dos estudantes, ao longo da sua aplicação, de forma mais eficiente.

Objetivos do Projeto: desenvolver um aplicativo para a realização da avaliação diária das competências
clínicas dos estudantes do Curso de Odontologia da PUCRS. O app visa suprir (1) as necessidades dos
professores para a realização de uma avaliação clínica/prática menos subjetiva; (2) a possibilidade dos
estudantes desenvolverem a habilidade metacognitiva; (3) sistematizar o processo a fim de torná-lo
mais eficiente em termos de preenchimento, compilação e análise dos dados.

•  André Medeiros Franco, Daiana Elisabeth Böttcher e Karina Kimiko Yamashina Pereira
  • Wiki:
  • Fonte: